Enfim, pus mão à obra e tinha tanta boa vontade que consegui perfeitamente.
Boa Tarde! São José dos Campos, sexta-feira, 22 de setembro de 2017

21/05/2017 - 6º DOMINGO DA PÁSCOA - Jo 14,15-21 - O Espírito Santo é garantia da presença de Jesus em nós

21/05/2017

Aproximando-nos da conclusão do Tempo Pascal, vamos tomando contato com os textos do Evangelho, retirados do grande discurso de despedida feito por Jesus após a última ceia.
Neste domingo Jesus nos diz em que consiste amá-lo e nos faz a promessa do Espírito Santo como o grande presente que Ele nos envia para ajudar-nos a ser-Lhe fieis.
Ele começa dizendo que amá-lo é guardar os seus mandamentos. Mas, não pensemos em perfeição e sim no esforço cotidiano e, por vezes, heroico, de fazer aquilo que Ele nos ensinou, mesmo quando não é algo fácil.
Para os que assim procedem, Ele promete o auxílio do Espírito Santo, chamado Paráclito (aquele que está ao lado, para ajudar, para defender). Quem se esforça por caminhar nas estradas indicadas por Jesus, não irá sozinho, mas terá o auxílio celeste para perseverar e chegar à meta.
O Espírito Santo é aquele que está sempre conosco, pois Ele é a garantia de vivermos como Jesus viveu. É o Espírito que nos faz perseverantes na Verdade, ou seja, nos faz comprometidos com os novos valores que Jesus nos ensinou.
Ao dizer que não nos deixará órfãos, Jesus fala como um pai, garantindo que nunca nos abandonará, mas estará sempre conosco na pessoa do Espírito Santo.
O Evangelho deste domingo termina com as palavras de Jesus indicando que o modo de estarmos sempre unidos a Ele é a prática do amor, expressão maior de fidelidade a Ele e de abertura à ação de Deus em nós.

Arquivos disponíveis:

08-05 -14-05.pdf