Guardar a palavra de Jesus, eis a única condição de nossa felicidade.
Bom Dia! São José dos Campos, sábado, 25 de novembro de 2017

11/06/2017 - SOLENIDADE DA SANTÍSSIMA TRINDADE - Jo 20,19-23 ..:: Trindade Santa – amor que salva ::..

12/06/2017

Em todos os tempos e lugares Deus é pensado como uma realidade superior a todas as suas criaturas, mas, imaginado apenas como maior e mais poderoso do que elas.
Na herança da fé judaica nós cristãos não apenas reconhecemos Deus como maior e mais poderoso do que nós, mas como totalmente diferente de tudo o que possamos imaginar e dizer a seu respeito. Há muitas coisas que se podem afirmar sobre Deus, a partir da Revelação divina (Sagradas Escrituras) e dos raciocínios humanos (Filosofia), que, embora verdadeiras, não esgotam o discurso sobre Deus. Ele é sempre mais do que dizem nossas afirmações filosóficas ou teológicas.
A partir daquilo que Jesus Cristo nos revelou, proclamamos que Deus é Uno e Trino, ou seja, um só Deus em três pessoas. Sua grandeza é tal, que se expressa numa verdade que não cabe na inteligência humana, mas pode ser acolhida pela fé, tornando-se causa de nossa alegria, fonte e inspiração para nosso viver.
O Evangelho apresentado pela liturgia da Solenidade da Santíssima Trindade, entretanto, não é uma explicação do Mistério Trinitário, mas um outro modo de apresentar a grandeza de Deus. Conversando com Nicodemos, Jesus fala que Deus é amor sem limites que se faz compromisso total com a humanidade, para salvá-la.
A Trindade, portanto, é o jeito de nosso Deus: amor que transborda em gestos de salvação para todas as pessoas e, deste modo, se mostra como uma realidade totalmente diferente do que conhecemos e surpreendente em suas iniciativas.
Pároco Paróquia Santa teresa do Menino Jesus
Diocese de São José dos Campos - SP